UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA
História do Samuel Chang
Você pode enxergar a situação atual do Samuel Chang e imaginar que a sua vida sempre foi fácil, mas não é essa a história. A sua história já era de enfrentamentos antes de seu nascimento. Seus pais nasceram no norte da Coréia na década de 40. O governo tomou tudo o que tinha, e em meio à Guerra da Coréia tiveram de fugir para o sul enfrentando duros 200km. A perda material, apesar de dura, acabou parecendo menor, pois os paÃs do Chang perderam parte da própria famÃlia, não conseguiram escapar, não se sabe até hoje se estão vivos.
O berço em que Chang nasceu não era de ouro, muito pelo contrário. Sua mãe não tinha escolaridade e trabalhava desde cedo. Ela fazia as bonecas com roupas tradicionais coreanas. Seu pai tinha uma vida modesta, que o avós reconstruÃram a vida na atual Coréia do Sul, eles também que largar tudo no lado Norte Coreano. Mas, não faltava garra. O pai de Samuel ainda foi lutar na guerra do Vietnã, contra a implantação do socialismo no paÃs. Ele ainda se tornou tradutor do Exército, por ser o único do seu grupo a falar inglês. Após tantas lutas, seu pai chegou ao Brasil aos 26 anos, sem nem uma possa sequer. Nesse paÃs, ele conheceria a mãe do Samuel.
Apesar de não ter nascido nas melhores condições, Samuel Chang não se deixou abalar, começou a lutar desde muito cedo para melhorar de vida. Desde de jovem, vinha a mãe trabalhando e ajuda nas tarefa da loja, como dobrar roupas, juntar cabides e fazer pacotes de presente.Â
Aos 12 anos ele foi estudar em São Paulo, com a mesma idade foi para os Estados Unidos. Nos EUA Samuel aprendeu o valor do trabalho, trabalhou como faxineiro, sorveteiro, babá, dentre outras ocupações. O empreendedorismo já estava presente. Chang entrou em um curso de administração com foco em TI, trabalhou como consultor de informática em Stanford e chegou ao Vale do SilÃcio, famosa área de desenvolvimento tecnológico do capitalismo americano.
Samuel Chang cresceu nos EUA, chegou a prestar serviços de TI para um ex-ministro de defesa do paÃs. Apesar disso, ele acabou voltando ao Brasil para cuidar de sua avó. O desejo de obter conhecimento sempre esteve presente em Samuel, em busca das suas raÃzes, em 2005 ele foi para a Coreia aprender sua lÃngua paterna. Ao voltar ao Brasil empreendeu na China, coordenando a equipe de dentro do território brasileiro. Não parou por aÃ, ele viajou todo o Brasil buscando empreender. Nessas viagens teve sua honestidade testada. Nelas aprendeu como pode ser fácil conseguir benefÃcios para sua empresa se estiver disposto a fazer negociações corruptas, Chang definitivamente não estava. Ele resolveu crescer de maneira honesta.
Enquanto vivia sua vida de empreendedor, com sua vida consolidada, Samuel acabou sendo encontrado pela polÃtica. Enquanto caminhava por São Paulo acabou se deparando com gritos de uma manifestação. Era a época das grandes manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma. Samuel participou delas e passou a acompanhar o Movimento Brasil Livre (MBL), um dos principais lÃderes do processo, desde então.
Hoje Samuel é empresário, ativista polÃtico e membro do conselho de seu bairro. Chang ainda é um pai apaixonado, cuida de suas crianças e educa sua filha, que sabe ler desde os 3 anos, fala português, inglês e coreano e entende de programação.